As águas do Rio Paraguai, no município de Porto Estrela (MT), foram palco neste domingo (07) de um dos maiores espetáculos do ecoturismo mato-grossense: o 10º Festival Regional de Pesca Esportiva (FestPorto). O que antes era uma forte tradição regional, neste ano saltou para um patamar global, atraindo pescadores da Bolívia, Paraguai, Peru e Itália. No entanto, quem dominou as águas e levou o cobiçado carro zero quilômetro para casa foi a equipe Guéri-Quéri Pah e Bumba, da cidade de Barra do Bugres.

A largada da principal categoria do evento, a Motorizada Mista, ocorreu às 8h da manhã em um clima de forte emoção. O diferencial desta edição ficou evidente logo na cerimônia de abertura, quando o "Juramento do Pescador" foi proferido em cinco idiomas diferentes, reforçando a união entre os povos e o compromisso unânime com a pesca sustentável e o modelo "pesque e solte".

Leia Também:

De grande expectativa à vitória nas águas

Durante a manhã, a confiança imperava entre os competidores. Equipes veteranas e estreantes, vindas de cidades como Nova Olímpia, Cáceres e Glória do Oeste, não escondiam o desejo pelo primeiro lugar. A equipe JL Tucum, de Nova Olímpia, e o time local Os Indecisos, de Porto Estrela, apostavam na experiência na região.

No entanto, em uma competição de pesca esportiva de alto nível — que durou mais de sete horas —, a técnica, a sintonia e um toque de sorte falaram mais alto. Acumulando impressionantes 30.800 pontos, a equipe Guéri-Quéri Pah e Bumba cravou seu nome na história do festival e faturou o 1º lugar.

O Troféu do Maior Peixe e o Pódio Oficial

Enquanto a disputa geral somava pontos por quantidade e espécie, um momento de extrema vibração parou o festival: a captura do maior exemplar do evento. A equipe Os Inconfidentes, que viajou de Araguari, Minas Gerais, fez bonito ao fisgar um Jaú de 82 centímetros, garantindo um barco de 6 metros como prêmio exclusivo.

Confira a classificação final e a robusta premiação do 10º FestPorto:

  • 1º Lugar: Guéri-Quéri Pah e Bumba (Barra do Bugres/MT) – 30.800 pontos (Prêmio: 01 Carro 0 KM)

  • 2º Lugar: Liga da Justiça (Cáceres/MT) – 24.800 pontos (Prêmio: R$ 30 mil em dinheiro)

  • 3º Lugar: Mare Mansa (Barra do Bugres/MT) – 18.690 pontos (Prêmio: 01 Barco e Motor 15 HP)

  • 4º Lugar: Carajá (Cáceres/MT) – 15.685 pontos (Prêmio: 01 Barco de alumínio)

  • 5º Lugar: Os Parreiras (Porto Estrela/MT) – 14.540 pontos (Prêmio: 01 Gerador de energia)

Um marco para o turismo em Mato Grosso

O encerramento e a cerimônia de premiação, ocorridos após as 15h, contaram com o respaldo de diversas autoridades estaduais e municipais. O prefeito de Porto Estrela, Marcio Pescador, ao lado da primeira-dama Marta Laurentino e autoridades vizinhas — como representantes de Tangará da Serra e o deputado estadual Dr. João —, celebrou o sucesso do festival.

Com a participação de 184 embarcações e forte engajamento na preservação do ecossistema do Rio Paraguai, o 10º FestPorto não apenas injetou recursos na economia local, mas se consolidou definitivamente no mapa internacional do turismo de pesca esportiva.

FONTE/CRÉDITOS: DA REDAÇÃO