A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta quarta-feira (22.7), a Operação Libertas, para cumprimento de mandados de prisão preventiva contra investigados pelos crimes de extorsão e organização criminosa em Alto Taquari. A ação, coordenada pela Delegacia de Polícia do município, integra a Operação Regional Rondonópolis Segura.

Foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva expedidos pelo Núcleo de Justiça 4.0 do Juiz das Garantias – Polo Rondonópolis. Um dos investigados, de 21 anos, foi preso na região central de Alto Taquari. O segundo alvo, de 31 anos, já estava custodiado na Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá, onde teve a prisão temporária convertida em preventiva.

As investigações apontaram que os suspeitos atuavam em nome de uma facção criminosa instalada no município, praticando extorsões contra comerciantes locais.

Leia Também:

Conforme apurado, um dos investigados comparecia aos estabelecimentos comerciais exigindo pagamentos em dinheiro. Quando as vítimas se recusavam a atender às exigências, eram praticados atos de vandalismo e ataques contra os imóveis, como forma de intimidação e de imposição do pagamento mediante ameaça.

Nome da Operação

O nome Libertas, palavra em latim que significa liberdade, faz referência ao objetivo da operação de combater a atuação criminosa que vinha restringindo a liberdade dos comerciantes por meio de ameaças e coação.

FONTE/CRÉDITOS: Assessoria | Polícia Civil-MT