A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou recentemente um projeto de lei crucial que estabelece a Estratégia Nacional de Conscientização sobre o Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL). Esta medida visa primordialmente informar a sociedade, incentivar o diagnóstico precoce e garantir a inclusão social de indivíduos afetados por essa condição, fortalecendo a atuação do legislativo em políticas de saúde e educação.

Os transtornos do desenvolvimento da linguagem são condições complexas que impactam diretamente a habilidade de um indivíduo de compreender, processar ou expressar a linguagem, abrangendo suas formas falada, escrita ou gestual.

O texto aprovado consiste em um substitutivo apresentado pela relatora, deputada Ana Pimentel (PT-MG), ao Projeto de Lei 6119/25, de autoria do deputado Amom Mandel (Republicanos-AM). Uma das alterações significativas foi a atualização da terminologia do transtorno, alinhando-se ao consenso científico internacional.

Leia Também:

Adicionalmente, a deputada Pimentel modificou a designação de "Política" para "Estratégia". Essa mudança visa promover uma integração mais fluida entre as ações de saúde e educação, evitando a criação de novas estruturas administrativas permanentes.

As principais metas da Estratégia Nacional incluem a implementação de campanhas educativas abrangentes em ambientes escolares e serviços de saúde. Além disso, prevê a capacitação contínua de profissionais e o fomento a pesquisas acadêmicas aprofundadas sobre o Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem.

Outro ponto relevante do projeto é a instituição da terceira sexta-feira de outubro como o Dia Nacional de Conscientização sobre o Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem, buscando ampliar a visibilidade e o debate público.

Foco em ações integradas

A deputada Ana Pimentel enfatizou a relevância da proposta, ressaltando que os transtornos da linguagem comprometem significativamente a capacidade de expressão e compreensão, com repercussões diretas no desempenho escolar e na qualidade de vida dos indivíduos. Segundo ela, “a iniciativa afirma o compromisso com medidas para ampliar o conhecimento da população e fortalecer ações integradas de saúde e educação”.

O financiamento para a execução das ações previstas dependerá da disponibilidade orçamentária de estados e municípios, além de acordos específicos firmados entre os entes federativos envolvidos.

Próximos passos legislativos

A tramitação da proposta continuará com a análise em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). Para que se torne lei, o texto precisará ser aprovado tanto pela Câmara dos Deputados quanto pelo Senado Federal.

Adicionalmente, após a sanção, a legislação prevê um prazo de 180 dias para que os órgãos competentes possam se preparar adequadamente para a efetiva implementação das medidas propostas.

Aprofunde-se na tramitação de projetos de lei

FONTE/CRÉDITOS: Agência Câmara Notícias