O Ministério da Saúde iniciou a oferta de canetas emagrecedoras pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para pacientes diagnosticados com obesidade. A iniciativa integra um estudo piloto pautado em protocolo clínico para avaliar a viabilidade de distribuir medicamentos da classe dos agonistas do receptor GLP-1 na rede pública.
Nesta primeira etapa, 250 pacientes com obesidade grave ou morbidades associadas estão em acompanhamento no Grupo Hospitalar Conceição, em Porto Alegre. Selecionados desde junho, os participantes recebem doses de semaglutida, princípio ativo das canetas, sob supervisão de médicos especialistas.
Impacto na fila de cirurgias e prevenção de doenças
Um dos focos da pesquisa é verificar se a medicação consegue controlar a doença a ponto de evitar a realização de cirurgias bariátricas em pacientes que aguardam o procedimento. Além disso, os especialistas analisam os efeitos benéficos do tratamento na redução de problemas cardíacos e na prevenção da reincidência de câncer de mama.
