Aguarde, carregando...

Terça-feira, 20 de Outubro 2026
Política

Projeto destina o Fundo Nacional de Segurança Pública para indenizar vítimas

Proposta do deputado Cabo Gilberto Silva prevê compensação financeira para agentes incapacitados e familiares de mortos na violência.

Pagina1mt
Por Pagina1mt
Projeto destina o Fundo Nacional de Segurança Pública para indenizar vítimas
Foto: Vinicius Loures / Câmara dos Deputados
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Projeto de Lei 2443/26 quer permitir que o Fundo Nacional de Segurança Pública seja utilizado para pagar indenizações a vítimas de violência e a policiais atingidos no exercício do trabalho. A proposta, em tramitação na Câmara dos Deputados, altera a Lei 13.756/18 para dar amparo direto aos afetados pela criminalidade.

Apresentada pelo deputado Cabo Gilberto Silva (PL-PB), a medida inclui o apoio financeiro a profissionais de segurança pública que venham a se acidentar ou fiquem permanentemente incapacitados em serviço. Em caso de morte do agente, o auxílio do fundo será direcionado aos seus dependentes.

Humanização do amparo financeiro

O parlamentar argumenta que a mudança atende a uma demanda social histórica. Atualmente, parentes de afetados enfrentam processos judiciais demorados para conseguir reparações mínimas do Estado, enquanto agentes convivem com a exposição contínua a riscos em confrontos e operações.

Leia Também:

Etapas da tramitação na Câmara

A matéria tramita em caráter conclusivo nas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, a proposta precisa de aprovação na Câmara e no Senado.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

FONTE/CRÉDITOS: Agência Câmara Notícias
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR