Aguarde, carregando...

Quarta-feira, 30 de Setembro 2026
Economia

Petrobras fecha acordo de longo prazo para compra de gás natural

Estatal brasileira firma contrato de 22 anos com fornecedor americano para garantir segurança no abastecimento e reduzir volatilidade.

Pagina1mt
Por Pagina1mt
Petrobras fecha acordo de longo prazo para compra de gás natural
© Arquivo/Agência Brasil
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Petrobras fechou um contrato de longo prazo para comprar Gás Natural Liquefeito (GNL) dos Estados Unidos por um período de 22 anos. O anúncio oficial ocorreu nesta terça-feira (29) e marca a segunda parceria do tipo firmada pela petroleira brasileira em cerca de um mês.

O GNL passa por um processo de resfriamento severo até se tornar líquido. Desse modo, ele ocupa um volume 600 vezes menor, viabilizando o transporte por navios sem a exigência de gasodutos físicos ligando os dois países.

A fornecedora escolhida foi a Cheniere Marketing, subsidiária da Cheniere Energy, principal produtora e exportadora norte-americana do insumo. O acordo estabelece o fornecimento de 800 mil toneladas do produto anualmente.

Leia Também:

Segundo a estatal, garantir esses volumes de longo prazo faz parte da estratégia para diminuir a exposição ao mercado spot. Esse segmento de curto prazo costuma apresentar alta volatilidade de preços devido a diferentes cenários globais.

A diretoria da empresa destaca que a iniciativa aprimora a gestão de riscos e amplia a flexibilidade operacional. O gás natural é amplamente utilizado no Brasil como combustível para termelétricas, além de abastecer indústrias e residências.

FONTE/CRÉDITOS: Bruno de Freitas Moura - Repórter da Agência Brasil
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR