Durante sessão extraordinária nesta segunda-feira (20), o vereador Laércio Norberto Júnior, conhecido como "Júnior Chaveiro" (PL), foi destituído do cargo de presidente da Câmara Municipal de Barra do Bugres. Com 10 votos favoráveis, a decisão ocorre após o parlamentar ser acusado de amarrar e espancar brutalmente a própria namorada no último sábado (18).

A saída da presidência e o afastamento cautelar do mandato eletivo foram determinados em cumprimento a uma decisão judicial. A medida visa garantir a proteção da vítima, que é funcionária da Casa de Leis e, portanto, compartilha o mesmo local de trabalho com o agressor. A justiça impôs que o vereador não frequente a Câmara Municipal, o que inviabiliza o exercício de suas funções parlamentares.

Além disso, o presidente estadual do Partido Liberal (PL), Ananias Filho, determinou o afastamento preventivo do vereador do partido. A decisão foi endossada pela deputada federal e procuradora da Mulher, Coronel Fernanda (PL), que já protocolou o pedido de expulsão definitiva do parlamentar, afirmando que "agressor não representa o partido".

Leia Também:

O crime

Segundo relatos apresentados pela vereadora Claudinha Santana (PP), a vítima procurou a Procuradoria da Mulher da Câmara para denunciar o horror vivido no final de semana. Júnior Chaveiro teria amarrado a namorada antes de iniciar o espancamento e fugiu logo após o crime. O caso gerou revolta imediata no município, com manifestantes ocupando o plenário da Câmara para exigir justiça.

Com a destituição, a Mesa Diretora assume o comando dos trabalhos e o processo de cassação por quebra de decoro parlamentar deve seguir os ritos regimentais nos próximos dias.

FONTE/CRÉDITOS: ANA JÁCOMO DO REPÓRTERMT