Na reta final para o primeiro turno das eleições, a agenda dos candidatos a presidente nesta sexta-feira (2) movimentou o cenário político com comícios, caminhadas e entrevistas em vários pontos do país. Os presidenciáveis intensificaram suas ações de rua e declarações públicas para mobilizar os eleitores antes da votação.
Resumo das atividades dos concorrentes
Rui Costa Pimenta (PCO) realizou o evento de encerramento de sua campanha em São Paulo. Já Samara Martins (UP) cumpriu agenda no Recife, onde participou de um comício seguido por uma caminhada.
Em entrevista concedida à Sputnik Brasil, o candidato Wilson Grassi (Democrata) apresentou suas propostas. Por sua vez, Augusto Cury (Avante) esteve em Brasília e realizou um ato na Praça dos Três Poderes contra a interferência nas eleições, criticando decisões judiciais.
Cury afirmou que, se for eleito, pretende propor um pacto entre o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. "Numa democracia, o Judiciário representa o alicerce. Ele é o guardião da Constituição, mas ele não pode interferir", declarou.
A candidata Clariana Barão (DC) não teve compromissos públicos. Enquanto isso, Edmilson Costa (PCB) deu entrevistas para uma rádio de Cidade de Goiás (GO) e para um canal do YouTube.
No sudeste do país, Flávio Bolsonaro (PL) esteve em Montes Claros (MG) para um ato de campanha ao lado de Nikolas Ferreira. Já Hertz Dias (PSTU) fez uma caminhada na região central de São Paulo.
O presidente e candidato à reeleição, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), cumpriu agenda no Rio de Janeiro. Ele desfilou em carro aberto da Candelária até a Cinelândia e fez um apelo para que idosos com mais de 70 anos compareçam às urnas no próximo domingo (4).
"Se não tiver mais vontade de votar por ela, tem os filhos, os netos, os bisnetos. É importante", disse Lula. O candidato petista também esteve em Belo Horizonte, defendendo investimentos na ciência e nas universidades públicas.
Em São Paulo, Renan Santos (Missão) concedeu entrevista coletiva e participou da gravação de um podcast. O candidato Romeu Zema (Novo) não cumpriu agenda pública na sexta-feira.
Por fim, Ronaldo Caiado (PSD) participou de caminhadas e bandeiraço em Goiânia. Ele aproveitou a ocasião para criticar a isenção de impostos em compras internacionais de até US$ 50, cobrando benefícios equivalentes para os produtores nacionais.
"Se está dando 100% de isenção até US$ 50, que seja dado também a nós que estamos produzindo no Brasil", argumentou Caiado.
A ordem de veiculação das agendas dos presidenciáveis segue um rodízio diário baseado na ordem alfabética.