A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a bandeira tarifária permanecerá amarela durante o mês de julho. Com isso, os consumidores atendidos pelo Sistema Interligado Nacional (SIN) continuarão pagando um adicional de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos na conta de energia.

Segundo a agência, a manutenção da bandeira amarela ocorre por causa do período seco, que reduz o nível dos reservatórios das hidrelétricas e aumenta a necessidade de acionamento das usinas termelétricas, cuja geração é mais cara.

"A manutenção da bandeira amarela, ativa desde abril, reflete condições menos favoráveis de geração no país, típicas do período seco", explicou a Aneel.

Leia Também:

Como funcionam as bandeiras tarifárias

Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias informa o custo da geração de energia elétrica no país. Todos os meses, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) avalia as condições de geração e define a bandeira que será aplicada aos consumidores.

Na bandeira verde, não há cobrança adicional. Já na bandeira amarela, o acréscimo é de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos. Na bandeira vermelha, o adicional sobe para R$ 4,46 no Patamar 1 e R$ 7,87 no Patamar 2, também a cada 100 kWh consumidos.

FONTE/CRÉDITOS: JOÃO FRANCO DO REPÓRTERMT