Aguarde, carregando...

Sexta-feira, 21 de Agosto 2026
Mundo

Trump retira EUA de mais de 60 organizações internacionais

Medida interrompe financiamento e participação dos EUA em agências da ONU e organismos multilaterais

Pagina1mt
Por Pagina1mt
Trump retira EUA de mais de 60 organizações internacionais
Joe Raedle/Getty Images
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou, nesta terça-feira (7/1), a retirada do país de mais de 60 organizações internacionais, aprofundando a política de afastamento dos EUA de estruturas multilaterais.

A decisão determina a interrupção da participação e do financiamento norte-americano a 31 agências ligadas à Organização das Nações Unidas (ONU) e a outros 35 organismos de cooperação global.

Segundo a Casa Branca, a medida se baseia em uma revisão conduzida pela atual administração sobre o envolvimento dos EUA em entidades internacionais. O governo afirma que essas organizações “deixaram de servir aos interesses americanos.”

Leia Também:

Embora o governo Trump não tenha divulgado uma lista detalhada de todas as entidades afetadas, a retirada amplia decisões já tomadas anteriormente, como a saída dos Estados Unidos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Acordo de Paris sobre o clima.

A imprensa norte-americana, entretanto, afirma que entre as organizações afetadas estão a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), que coordena os esforços e as negociações globais sobre mudanças climáticas, e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), agência da ONU para assistência à saúde sexual e reprodutiva.

FONTE/CRÉDITOS: Madu Toledo - METROPOLES
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR