O recente decreto do governo federal nº12.686/2025 que determina, além de outras coisas, que todos os estudantes com deficiência devem estar matriculados em salas de aula regulares reacende o debate sobre os limites e possibilidades da educação inclusiva no Brasil. Esse Decreto revoga o decreto nº 7.611/2011. Para Renata Gonzalez Cecato Haddad, pedagoga, neuroeducadora, neuropsicopedagoga e fundadora da Pluralità Assessoria Educacional e Inclusiva, a medida, precisa ser acompanhada de uma discussão profunda sobre o que realmente funciona para cada criança e o que se entende verdadeiramente sobre inclusão.
“O desafio de colocar todos na mesma sala é que nem sempre isso funciona bem. Cada criança tem necessidades diferentes, o que na teoria é incluir, muitas vezes na prática, é exatamente o contrário, é exclusão. A sociedade tem, muitas vezes uma ideia errada de inclusão. A inclusão não é igualdade, e sim, equidade. Colocar todos juntos, sem o apoio certo, definitivamente não é a melhor solução”, afirma.
Renata, além de especialista na área, é mãe de uma criança com desenvolvimento atípico. Esta vivência pessoal, somada às suas credenciais acadêmicas – é mestranda em Neurociência e especialista em Neuroeducação, Neuropsicopedagogia e Educação Especial Inclusiva –, confere à profissional uma visão única sobre o tema: a capacidade de traduzir a teoria em práticas aplicáveis, com empatia e acolhimento.
A especialista destaca que a existência de salas e escolas especializadas não deve ser vista como segregação, mas como uma alternativa legítima e, em muitos casos, necessária. “Em caso de deficiências severas, existem salas e escolas com professores treinados especialmente para trabalhar com esse tipo de público. Esses lugares têm recursos, materiais e profissionais preparados. Isso não é ruim ou segregação. É uma forma de dar o que cada criança realmente precisa para se desenvolver da melhor maneira possível.”, pontua Renata.
“Uma educação boa de verdade precisa respeitar as diferenças. Não é só colocar todo mundo junto. É preciso dar o apoio certo para cada um. A prática mostra que algumas crianças aprendem melhor em ambientes especializados. Outras se desenvolvem bem na escola comum. O importante é escolher o que funciona para cada criança, levando em consideração suas especificidades.” defende a especialista.
Renata Haddad ressalta que a Pluralità trabalha justamente nesta lacuna: oferece formação continuada para professores, atendimento clínico multidisciplinar e consultoria para escolas que buscam implementar práticas inclusivas baseadas em evidências. “Não se trata de ser contra a inclusão. Pelo contrário. Trata-se de defender uma inclusão real, que funcione de verdade, que respeite a individualidade de cada criança e que ofereça os recursos necessários para que todos possam aprender e se desenvolver plenamente”, conclui.
A discussão sobre o novo decreto deve continuar nos próximos meses, envolvendo educadores, famílias, especialistas e gestores públicos. Para Renata, o mais importante é que "esse debate seja pautado pela ciência, pela escuta das famílias e, acima de tudo, pelo melhor interesse das crianças", finaliza.
Sobre Renata Haddad
Renata Haddad é pedagoga, Neuroeducadora, Neuropsicopedagoga, especialista em educação inclusiva, analista do comportamento, mestranda em Neurociência. É diretora clínica e idealizadora da Pluralità, clínica multidisciplinar e assessoria em educação inclusiva - área voltada para a capacitação de professores e gestores escolares em inclusão escolar. É palestrante com experiência em planejamentos, monitoria e orientação de alunos. É responsável ainda pela elaboração de atividades interdisciplinares e desenvolvimento e implementação de projetos educacionais e pedagógicos.
Instagram:
https://www.instagram.com/renata_c_haddad/
Sobre a pluralità
A Pluralità Assessoria Educacional e Inclusiva, fundada e dirigida pela pedagoga, neuroeducadora e neuropsicopedagoga Renata Gonzalez Cecato Haddad, é uma empresa especializada em formação de profissionais, atendimento clínico multidisciplinar e consultoria escolar voltada para a educação inclusiva. Com sede em São Paulo (Ipiranga), a Pluralità oferece uma solução integrada e única no mercado brasileiro: une a formação continuada de educadores, o atendimento terapêutico individualizado e a assessoria para implementação de práticas inclusivas em escolas públicas e privadas.
Os serviços da Pluralità incluem cursos de formação continuada para professores e gestores escolares, com foco em Transtorno do Espectro Autista (TEA), desenvolvimento de funções executivas, elaboração de Planos Educacionais Individualizados (PEI/PDI) e estratégias de inclusão baseadas em evidências científicas.
A pluralità oferece também atendimento clínico multidisciplinar com psicologia, fonoaudiologia, terapia ABA, terapia ocupacional, psicopedagogia, neuropsicopedagogia e orientação familiar. Na consultoria, apoia escolas na adequação de espaços, formação de equipes e implementação de políticas inclusivas eficazes.
Instagram:
https://www.instagram.com/pluralitaassessoria/
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