O ministro Gilmar Mendes, integrante do Supremo Tribunal Federal (STF), manifestou-se nesta segunda-feira (28) pela necessidade de revelar a identidade de todos os magistrados da Corte e de outros tribunais citados nas apurações envolvendo o Banco Master e o ex-banqueiro Daniel Vorcaro.
O pedido foi formalizado através de uma questão de ordem na petição em que o tribunal analisa a abertura de uma investigação contra o ministro Alexandre de Moraes.
Para o decano, o processo sobre Moraes precisa permanecer paralisado de forma definitiva até que a Suprema Corte receba a relação completa dos juízes mencionados nos diálogos extraídos do aparelho telefônico de Vorcaro.
Impacto nas investigações
"Apuração parcial é apuração viciada, porque o recorte do objeto já constitui, ele próprio, um juízo prévio sobre o que merece e o que não merece ser esclarecido", declarou o magistrado durante sua manifestação.
O ministro também argumentou que tal transparência é indispensável para definir quais autoridades possuem condições legais de participar das votações sobre o caso.
"Enquanto não se souber quais integrantes desta Corte foram mencionados e em que condição, não se saberá quem pode votar e quem se acha impedido nos feitos correlatos", acrescentou.
Andamento no tribunal
Em 15 deste mês, o ministro Flávio Dino solicitou vista dos autos, paralisando a análise que definirá se o caso envolvendo Alexandre de Moraes continuará sob a tutela do STF.
O prazo regimental para que o processo retorne à pauta de julgamentos é de até 90 dias.