O presidente do STF, ministro Edson Fachin, retirou da pauta da sessão plenária do dia 23 o julgamento sobre a conduta de André Mendonça como relator do caso Master, ligado à Operação Compliance Zero.
A medida foi adotada após a sessão da última terça-feira (15). Na ocasião, o ministro Gilmar Mendes apresentou uma questão de ordem sobre uma investigação envolvendo Alexandre de Moraes e o ex-banqueiro Daniel Vorcaro.
No âmbito da Operação Compliance Zero, a Polícia Federal investiga fraudes financeiras e a corrupção de agentes públicos atribuídas a Vorcaro, antigo dono do Banco Master.
Para Gilmar Mendes, os dois pedidos de investigação possuem ligação direta e precisam ser analisados conjuntamente pelo plenário da Corte.
A votação sobre a separação dos processos foi interrompida por um pedido de vista de Flávio Dino, com o placar parcial em 4 a 3 contra a união.
Ao oficializar o cancelamento, Fachin justificou a decisão citando a correlação evidente entre os processos discutidos na questão de ordem.
“A inclusão em pauta será oportunamente redesignada”, declarou o presidente do tribunal em nota oficial sobre o caso.
Contexto da crise no tribunal
A tensão na Corte escalou quando Mendonça retirou o sigilo de um relatório da PF contendo mensagens atribuídas a Vorcaro e direcionadas a Moraes.
Conforme os investigadores, os textos mencionam um contrato milionário e indícios de que o ex-banqueiro buscava informações sobre futuras prisões.
Durante a última sessão, Moraes negou veementemente qualquer diálogo com o banqueiro e protagonizou um bate-boca público com Mendonça.
