Espaço para comunicar erros nesta postagem
O novo presidente do Paraguai, Pedro Alliana, iniciou neste sábado (7) uma série de medidas para enfrentar a crise financeira provocada pelo fechamento do Ueno Bank. Segundo informações divulgadas pelo governo e reproduzidas na reportagem encaminhada, mais de um milhão de clientes já tiveram seus recursos devolvidos.
Alliana se reúne com representantes da área econômica, do Banco Central e da Previdência Social para discutir a recuperação dos valores e a continuidade dos serviços bancários. A crise atingiu aproximadamente três milhões de correntistas.
Entre as prioridades está o pagamento de cerca de 32 mil aposentados que recebiam benefícios pelo Ueno Bank. A previsão anunciada é que os repasses sejam realizados por outras instituições financeiras no dia 17 de novembro.
Crise derrubou presidente do país
A situação provocou uma mudança no comando do Paraguai. Na sexta-feira (6), Santiago Peña foi destituído pelo Congresso e colocado em prisão domiciliar, em meio às investigações sobre possíveis irregularidades relacionadas ao banco. Peña nega envolvimento em atos ilícitos.
O Ueno Bank sofreu intervenção após autoridades identificarem problemas de solvência. A instituição também administrava aproximadamente US$ 850 milhões em depósitos públicos, incluindo recursos previdenciários.
Ao assumir a Presidência, Alliana prometeu priorizar as famílias prejudicadas e determinou providências imediatas para restabelecer o acesso ao dinheiro. O novo presidente deverá permanecer no cargo até 2028.