Entre os dias 08 e 11 de setembro de 2025, o 7º Batalhão de Polícia Militar (7º BPM), sediado em Rosário Oeste, foi capacitado pelo Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) para o uso técnico e operacional do aparelho decibelímetro.
A capacitação teve como foco o enfrentamento ao crime de poluição sonora, previsto no artigo 54 da Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, que estabelece pena de até quatro anos de reclusão e multa que pode chegar a milhares de reais para quem causar poluição de qualquer natureza que resulte ou possa resultar em danos à saúde humana.
A instrução foi ministrada na sede do 7º BPM em Rosário Oeste e contou com a participação de militares de todas as unidades subordinadas: 1ª Companhia de Polícia Militar de Nobres, a 2ª Companhia PM de Jangada, bem como os Núcleos de Polícia Militar de Acorizal, Bom Jardim e Bauxi.
A capacitação foi conduzida por uma equipe Seção de Instrução Especializada (SIEsp) do Batalhão Ambiental, composta pelo Subtenente PM Ronaldo e Soldado Mariano, profissionais com vasta experiência na área de fiscalização ambiental e uso do decibelímetro.
O comandante do 7º BPM, Tenente-Coronel PM Venceslau, expressou seu agradecimento ao comandante do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental, Tenente-Coronel PM Fagner, pelo apoio e parceria institucional. Ele também destacou a importância da capacitação como ferramenta fundamental para a atuação eficaz da Polícia Militar no combate à poluição sonora, garantindo mais tranquilidade à população.
Com o conhecimento técnico adquirido, os policiais do 7º BPM estarão mais preparados para atender às ocorrências relacionadas à poluição sonora, assegurando o cumprimento da legislação ambiental e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da comunidade.
O 7º BATALHÃO DE POLICIA MILITAR faz a Preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio nos municípios de Rosário Oeste, Nobres, Jangada e Acorizal.
Ver essa foto no Instagram
Comentários: