Aguarde, carregando...

Sexta-feira, 02 de Outubro 2026
Política

MEC divulga avaliação de livro didatico para docentes da rede pública

Edital traz a lista com 92 obras aprovadas e reprovadas para apoio pedagógico de professores da educação básica.

Pagina1mt
Por Pagina1mt
MEC divulga avaliação de livro didatico para docentes da rede pública
© Tomaz Silva/Agência Brasil
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta quinta-feira (1º) a lista final da avaliação pedagógica referente ao uso de livro didatico e material de apoio pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), cobrindo o período de 2027 a 2030 para os anos iniciais do ensino fundamental.

Conforme informado pela pasta, os exemplares atendem à formação continuada e ao suporte pedagógico de docentes da educação básica pública nas redes federal, estaduais, municipais e do Distrito Federal.

O ciclo de atendimento destas obras para os professores terá duração total de quatro anos.

Leia Também:

Pareceres oficiais

A relação completa engloba 92 publicações de suporte teórico-metodológico que passaram pelo crivo da Secretaria de Educação Básica do MEC, dividindo-se entre aprovadas e reprovadas.

Os pareceres detalhados de cada material podem ser acessados digitalmente no portal PNLD Avaliação - Módulo Editoras. Para a consulta, o representante legal precisa realizar a autenticação utilizando a senha da plataforma Gov.br.

Recurso das editoras

As editoras e detentores de direitos autorais que não concordarem com a decisão da análise pedagógica do PNLD dispõem de dez dias corridos para protocolar recurso.

O envio da contestação deve ser realizado por meio do endereço eletrônico oficial disponibilizado pelo ministério para esta etapa do processo.

Próximas etapas

Com o encerramento desta fase, o processo avança para a aquisição e o carregamento dos arquivos digitais atualizados na Plataforma PNLD Digital.

Após a compra efetuada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), os itens selecionados serão distribuídos aos docentes por meio do ambiente digital do programa.

Todos os volumes adquiridos devem conter obrigatoriamente os selos e identificações visuais oficiais fornecidos pelo FNDE.

Formação de professores

Estes novos títulos vão compor o acervo da Biblioteca do Professor, facilitando o acesso a pesquisas recentes sobre a docência e exemplos práticos aplicados em salas de aula.

Conferência pela sociedade

Do total de 76.262 escolas públicas inscritas nesta edição do PNLD, cerca de 84,73% concluíram a seleção dos materiais pedagógicos e de apoio.

O FNDE disponibiliza uma página na internet para que qualquer cidadão possa monitorar o andamento da escolha em cada unidade escolar e estado do país.

FONTE/CRÉDITOS: Daniella Almeida - Repórter da Agência Brasil
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR