Postos de saúde de todo o Brasil realizam neste sábado (22) o Dia D da Campanha de multivacinação, com o objetivo de atualizar a caderneta vacinal de crianças e adolescentes com menos de 15 anos. A mobilização em Unidades Básicas de Saúde (UBS) visa recuperar as coberturas vacinais do calendário infantil no país.
Em pronunciamento oficial transmitido em rádio e televisão, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, convocou pais e responsáveis para levar os jovens aos postos. O ministro destacou a união de esforços para reforçar a imunização nacional.
Pela primeira vez, a ação introduz a vacina pneumocócica 20-valente (pneumo 20), destinada a crianças menores de 5 anos. O novo imunizante do SUS amplia a proteção contra infecções graves causadas pela bactéria pneumococo, como pneumonias e meningites.
Doses disponíveis durante a mobilização
Durante o evento nacional, as unidades aplicarão diversos imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação, variando conforme a idade e o histórico do paciente:
- BCG;
- hepatite B;
- penta (DTP/Hib/HB);
- poliomielite (VIP);
- rotavírus humano;
- pneumocócica conjugada 10-valente e 20-valente;
- meningocócica C;
- influenza;
- covid-19;
- febre amarela;
- meningocócica ACWY;
- tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola);
- varicela;
- DTP;
- hepatite A;
- dT;
- HPV4;
- dengue tetravalente.
Ações intensificadas contra o sarampo
Devido ao avanço do sarampo nas Américas e ao registro de casos importados, o Ministério da Saúde mantém a vacinação indiscriminada para quem tem entre 6 meses e 59 anos nos municípios paulistas de Guarulhos, São Bernardo do Campo e na capital.
Alexandre Padilha alertou que o monitoramento é fundamental para conter novos surtos. De 3 a 14 de agosto, mais de 529,8 mil doses da vacina tríplice viral foram aplicadas nessas três cidades, sendo 87,2 mil destinadas a crianças de 5 a 11 anos.
Balanço e combate à desinformação
Iniciada no começo do mês, a campanha de imunização segue até o dia 1º de setembro. A iniciativa disponibiliza 20 tipos de vacinas que protegem contra complicações graves, como tuberculose, meningites e cânceres relacionados ao vírus HPV.
A pasta já distribuiu mais de 180 milhões de doses em 2024. As vacinas mais procuradas até agora foram contra poliomielite, sarampo e influenza. Padilha finalizou seu apelo reforçando o combate a notícias falsas que prejudicam a adesão da população.