O juiz da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, Jean Garcia de Freitas Bezerra, condenou cinco integrantes do Comando Vermelho envolvidos com o tráfico de drogas em Rosário Oeste, a 133 km da capital. A decisão foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) desta quinta-feira (29.01).

De acordo com a sentença, Mayko Hither da Silva (vulgo “Biri”) foi condenado a 9 anos, 7 meses e 15 dias; Danilo Melquiades de Campos (vulgo “Meketreff” ou “Guina”) e Pedro Siqueira Sbardelotto (vulgo “Gaúcho”), ambos a 7 anos e 1 mês; Anderson Neres de Campos (vulgo “Gerente”) e Felipe de Souza Fortunato Vitorino (vulgo “Gordinho”), ambos a 4 anos e 1 mês de reclusão cada.

Segundo a denúncia do Ministério Público Estadual (MPE), apresentada em 17 de outubro de 2024, os cinco integravam o Comando Vermelho em Rosário Oeste e região entre 2022 e 2023. Eles tinham divisão de tarefas e buscavam lucro com o tráfico de drogas.

Leia Também:

O juiz analisou relatórios de investigação, conversas de WhatsApp, áudios telefônicos, transferências bancárias e depoimentos policiais, concluindo que Mayko Hither solicitava drogas para revenda, participava da cobrança de contribuições e buscava armas para represálias da facção.

Danilo Melquiades, conforme a decisão, a atuava como distribuidor de drogas, responsável pela cobrança de “peitas” e coordenação das atividades criminosas; Pedro Siqueira auxiliava na cobrança de contribuições e participava do comércio de drogas.

Anderson Neres exercia funções de liderança, cobrava contribuições dos membros e aplicava sanções internas; enquanto que Felipe de Souza pagava contribuições à facção e seguia regras internas, sem envolvimento contínuo no tráfico.

FONTE/CRÉDITOS: Lucione Nazareth/VGN