Espaço para comunicar erros nesta postagem
O estado do Rio de Janeiro enfrenta um cenário de instabilidade climática, com a emissão de cerca de 30 alertas de risco extremo para chuvas, inundações e deslizamentos. Municípios como Angra dos Reis, Paraty, Mangaratiba e Rio das Ostras foram notificados na tarde de quinta-feira (26). Em resposta à situação, o Corpo de Bombeiros do Rio já contabiliza mais de 80 chamados relacionados às chuvas desde quinta, sendo 33 deles concentrados na madrugada e início da manhã desta sexta-feira (27). A maioria das solicitações envolveu inundações, alagamentos e deslizamentos de terra, mas, felizmente, não há registro de vítimas com ferimentos graves.
Mobilização e monitoramento em alerta máximo
A corporação de bombeiros informou que permanece em estado de alerta máximo, com todas as suas equipes mobilizadas e recursos operacionais à disposição, incluindo viaturas, ambulâncias, embarcações, drones e aeronaves. Para a segurança da população, 65 estações de sirenes foram acionadas para avisos de chuva e 30 para mobilização de comunidades em diversas localidades, como Angra dos Reis, Mangaratiba, Bom Jardim, Barra Mansa, Magé, Barra do Piraí, Teresópolis e Duque de Caxias.
Áreas de alto risco identificadas pelo Cemaden-RJ
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) detalhou os níveis de risco para diferentes regiões. O risco hidrológico é considerado muito alto em Macaé, Rio das Ostras, Paraty, Mangaratiba, Angra dos Reis, Santo Antônio de Pádua e Bom Jardim, e alto em Barra Mansa, Cachoeiras de Macacu, Silva Jardim, Cabo Frio, Armação dos Búzios, Porciúncula, Sumidouro, Sapucaia, São Sebastião do Alto e Campos dos Goytacazes. Quanto ao risco geológico, este se encontra muito elevado em Angra dos Reis e Mangaratiba, e alto em Paraty, Nova Friburgo, Bom Jardim, Resende, Três Rios, Comendador Levy Gasparian e Macaé.
Previsão para as próximas horas na capital e interior
Conforme a Secretaria de Estado de Defesa Civil, a previsão para as próximas horas indica chuvas moderadas nas regiões da Baixada Fluminense, Baixada Litorânea, Serrana e Metropolitana. As demais áreas do estado devem registrar precipitações de intensidade fraca a moderada. Na capital fluminense, o Sistema Alerta Rio aponta que o tempo segue instável nesta sexta-feira, sob a influência de um sistema de baixa pressão na costa. O dia será de céu nublado a encoberto, com registro de chuva moderada em pontos específicos no início da manhã e acumulados significativos nas últimas 12 e 24 horas.
A partir da tarde, a intensidade da chuva na capital tende a variar entre fraca e moderada, acompanhada por ventos moderados que podem ocasionalmente se intensificar. As temperaturas estarão em declínio, com a máxima esperada de 29°C.