Notícias de Rosário Oeste e região

Segunda-feira, 14 de Outubro de 2024

Geral

Secretaria de Saúde alerta sobre perigo da chuva ácida em Mato Grosso

Chuva ácida pode causar irritações na pele e nos olhos, além de agravar problemas respiratórios

Página1
Por Página1
Secretaria de Saúde alerta sobre perigo da chuva ácida em Mato Grosso
Foto: Reprodução
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Centro de Informação Estratégica de Vigilância em Saúde (CIEVS Capital) da Diretoria de Vigilância em Saúde (DIVISA) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cuiabá divulgou na tarde desta quinta-feira (26.09) um alerta sobre chuvas ácidas – bem como para os demais municípios do Estado.

As primeiras chuvas após um longo período vêm com grandes chances de serem ácidas, devido ao acúmulo de poluentes na atmosfera durante o tempo seco, como óxidos de nitrogênio e enxofre, produzidos pela combustão de combustíveis fósseis e carvão, com a água.

Essas substâncias são liberadas na atmosfera por incêndios, queima de combustíveis em veículos e lançamento de substâncias por chaminés industriais.

Leia Também:

A exposição prolongada à chuva ácida pode causar danos significativos ao solo, rios e lagos, prejudicando plantas e animais aquáticos. Mas não são apenas os ecossistemas que sofrem: as pessoas também estão vulneráveis, especialmente em áreas urbanas e industriais, onde a concentração de poluentes é maior.

Conforme o Programa de Vigilância em Saúde Ambiental (VIGIAR), ligado à Secretaria Municipal de Saúde, a chuva ácida pode causar irritações na pele e nos olhos, além de agravar problemas respiratórios, como asma e bronquite. Crianças, por terem pele mais sensível, são particularmente vulneráveis.

Como se proteger?

Com a chegada das primeiras chuvas, é importante tomar alguns cuidados para evitar a exposição à chuva ácida. Veja algumas dicas essenciais:

1. Evite tomar banho de chuva – Especialmente nas primeiras chuvas após longos períodos de seca. A água da chuva pode conter níveis elevados de dióxido de enxofre (SO₂) e dióxido de carbono (CO₂), que podem irritar a pele e os olhos.

2. Proteja-se com roupas adequadas – Se for inevitável sair na chuva, utilize roupas que cubram bem a pele, como capas de chuva e guarda-chuvas.

3. Proteja os animais de estimação – Assim como os humanos, os animais também podem ser afetados pela exposição à chuva ácida. Mantenha-os abrigados durante as tempestades.

Alerta das autoridades

As autoridades de saúde pública estão em alerta e pedem à população que siga as orientações de segurança. A Gerência de Vigilância Ambiental (GEVIAM) da Secretaria Municipal de Saúde está monitorando a qualidade do ar e os níveis de poluição, e reforça a importância da conscientização da população.

Alerta; Chuva ácido;

FONTE/CRÉDITOS: Nicolle Ribeiro/ VGN
Comentários: