Notícias de Rosário Oeste e região

Segunda-feira, 13 de Janeiro de 2025

Política

Pela primeira vez, Câmara elege Mesa totalmente feminina

Ela disse que foi atrás de dialogar com os colegas e os convenceu dizendo que trabalharia tanto pelos vereadores de situação, quanto para os de oposição.

Página1
Por Página1
Pela primeira vez, Câmara elege Mesa totalmente feminina
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Eleita nova presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, em disputa com chapa única, a vereadora Paula Calil (PL) afirmou que o Legislativo municipal será independente do Executivo, apesar dela ser integrante do mesmo partido do prefeito da capital, Abilio Brunini (PL). Apesar disso, disse que a Câmara não será “obstáculo” à nova gestão da Prefeitura. 

A chapa liderada por Paula Calil teve 19 votos sim, 6 abstenções e 2 faltas durante votação neste primeiro de janeiro. Além da presidente, fazem parte da chapa Maysa Leão (Republicanos) como vice-presidente, Michelly Alencar (União) como segunda-vice-presidente, Katiuscia Manteli (PSB) como primeiro-secretária e Drª Mara (Podemos) como segunda-secretária. 

"Somos uma chapa de coalizão. Nossas propostas para a condução dos trabalhos, queremos uma gestão participativa, ouvindo cada um dos 27 vereadores. Para que daqui a 4 anos possamos entregar uma Cuiabá melhor do que a que recebemos", disse em seu discurso.

Leia Também:

Apesar do prefeito Abilio Brunini (PL) ter declarado abertamente, por diversas vezes, que gostaria da vitória de Paula Calil na eleição da Mesa Diretora da Câmara, a vereadora afirmou que não houve interferência dele no processo eleitoral interno do Legislativo. Ela disse que foi atrás de dialogar com os colegas e os convenceu dizendo que trabalharia tanto pelos vereadores de situação, quanto para os de oposição.

“[Disse] que a nossa chapa está pronta para trabalhar pelos 27 vereadores, isso é muito importante. Um presidente, quando é eleito na Casa de Leis, tem que trabalhar com todos os vereadores e é isso que eu acredito, nós vamos seguir à risca o regimento interno, nós vamos melhorar o braço social da Câmara e isso está nas nossas propostas para estarmos à frente da Câmara Municipal de Cuiabá”, afirmou.

Após as eleições de 2024, com o início das articulações para a eleição da Mesa Diretora, o principal nome sempre foi o de Paula Calil. Chico 200 (PL) chegou a lançar seu nome, mas recuou, e o vereador Jeferson Siqueira (PSD) também chegou a ser cotado, mas não oficializou seu nome na disputa. Uma das preocupações da oposição era a de possível subordinação da Câmara à Prefeitura. No entanto, Paula Calil afirmou que isso não irá acontecer.

“A Câmara é independente, embora sejamos do mesmo partido e eu confio no prefeito Abilio, a Câmara é uma instituição independente então a gente com certeza vai prezar pelas prerrogativas dos vereadores, todos, de serem de oposição, de serem de situação e nós vamos trabalhar de forma independente. É claro que a Câmara não deve servir como obstáculo ao Executivo, Cuiabá precisa de mudanças e nós vamos estar aqui prontos”.

 

> Leia notícias da cidade de Rosário Oeste - MT

FONTE/CRÉDITOS: Vinicius Mendes e Pablo Rodrigo - GAZETA DIGITAL
Comentários: