Espaço para comunicar erros nesta postagem
A projeção inicial da pesquisa de ocupação hoteleira na cidade do Rio de Janeiro para o período carnavalesco, entre 14 e 17 de fevereiro, indica uma média de 73,91%. Essas informações foram tornadas públicas nesta quinta-feira (15) pelo Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro (HotéisRIO).
Até o momento, as áreas da cidade que registram os maiores índices de ocupação para as celebrações de Momo incluem o Centro, com 83,74%, seguido por Ipanema/Leblon, com 81,10%. Leme/Copacabana apresenta 78,80%, Flamengo/Botafogo alcança 78,30%, e a região da Barra/Recreio/São Conrado atinge 63,90%.
Alfredo Lopes, presidente do HotéisRIO, destacou que o Carnaval se consolida como a principal celebração do Rio de Janeiro, superando o Réveillon, em virtude da maior duração da estada dos visitantes.
Ele explicou que “essa permanência estendida se traduz em hotéis com alta ocupação e em resultados positivos para todo o setor turístico — incluindo bares, restaurantes e centros comerciais — gerando benefícios para as receitas municipais”.
Lopes rememorou que o Carnaval do ano anterior atraiu cerca de 300 mil turistas estrangeiros ao Brasil, com a maioria, 41,2%, sendo de argentinos que elegeram o Rio de Janeiro como seu principal destino.
Para este ano, o presidente do HotéisRIO projetou um aumento de aproximadamente 18% no número de turistas internacionais, esperando que a ocupação hoteleira atinja novamente os 98,62% registrados no ano anterior.