Notícias de Rosário Oeste e região

Sexta-feira, 20 de Setembro de 2024

Geral

Mancha de fogo com 500 km de extensão toma a Amazônia

O mapa de concentração de monóxido de carbono, registrado às 11 horas desta quarta-feira (28/8), destacou a gravidade da situação

Página1
Por Página1
Mancha de fogo com 500 km de extensão toma a Amazônia
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Uma gigantesca mancha de fogo, com mais de 500 km de extensão, está se espalhando pelo sul da Amazônia, afetando a Bolívia e os estados brasileiros de Rondônia, Amazonas e Mato Grosso. Imagens capturadas pelo satélite Copernicus revelaram a magnitude da devastação: uma área de fogo com 500 km de altura e 400 km de largura. O mapa de concentração de monóxido de carbono, registrado às 11 horas desta quarta-feira (28/8), destacou a gravidade da situação, mostrando que o estado de Mato Grosso está no epicentro dessa catástrofe ambiental.

Humberto Barbosa, coordenador do Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélite (Lapis) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), comentou a situação alarmante, afirmando que "o sul da Amazônia está pegando fogo, literalmente". Ele destacou que, além dos incêndios já registrados, as condições meteorológicas indicam que a situação pode se agravar nos próximos dias, com um jato de ar de baixos níveis descendo a Cordilheira dos Andes, aumentando ainda mais as temperaturas acima da média para esta época do ano.

O impacto em Mato Grosso é significativo, dado o papel crucial que o estado desempenha na preservação da Amazônia. Segundo o Programa de Queimadas do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), somente em agosto, a Amazônia já registrou 28.697 focos de calor.

Leia Também:

Clique aqui e leia a matéria completa no Metrópoles

FONTE/CRÉDITOS: Estadão Mato Grosso
Comentários: