No último sábado, dia 15 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Saúde de Nobres deu início ao projeto "Vozes Atípicas", uma iniciativa inovadora que visa promover a inclusão e o apoio das famílias com crianças e jovens atípicos no município. Com a coordenação do enfermeiro Maycon Santana e da psicóloga Juliana Padilha, o encontro foi uma oportunidade para mães e responsáveis compartilharem suas experiências e dificuldades no processo de inclusão de seus filhos, com foco no cuidado da saúde física e mental dos responsáveis.
O projeto tem como objetivo oferecer um espaço de escuta e acolhimento para aqueles que convivem com crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras condições neuro divergentes. Atualmente, Nobres possui 52 crianças diagnosticadas com TEA, além de outras que ainda aguardam diagnóstico formal e diversas que apresentam outras características neuro divergentes.
Para o secretário municipal de Saúde, Itamar Bonfim, o "Vozes Atípicas" é uma grande oportunidade para fortalecer a rede de apoio às famílias, promover a inclusão e melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. “Este é um momento importante para darmos voz a quem muitas vezes se sente invisível, e mais importante ainda é criarmos uma rede de apoio sólida que garanta o bem-estar de todos”, destacou.
Os encontros do projeto acontecerão a cada 15 dias, proporcionando um espaço constante para o compartilhamento de vivências, desafios e soluções. A participação dos pais e responsáveis é essencial para o sucesso da iniciativa, que busca não apenas acolher, mas também garantir a inclusão e qualidade de vida das famílias de crianças atípicas em Nobres.
Ver essa foto no Instagram
Comentários: