Os internautas brasileiros miram outras plataformas após a suspensão da rede social X em todo o Brasil. Os aplicativos Bluesky e Threads ganharam destaque após a ordem de suspensão do antigo Twitter pelo ministro Alexandre de Moraes, na última sexta-feira (30/08).
Desde o bloqueio da plataforma de Elon Musk, a Bluesky ganhou 2 milhões de usuários no Brasil e chegou a 4 milhões de perfis. Já o Threads conquistou cerca de 3,4 milhões de brasileiros desde a suspensão do X.
De acordo com a especialista em comunicação política Bianca Silvino, os internautas brasileiros adeptos ao X podem identificar pequenas semelhanças no Bluesky a partir dos aspectos como, curtidas e respostas, layout e seguidores. A rede social também permite que os usuários possam escolher serviços de moderação oferecidos por terceiros e filtrar seguidores a partir de assuntos de interesse.
Já o Threads, que faz parte da rede Meta, adere um modelo tradicional e consolidado, baseado em publicidade e coleta de dados para direcionamento de anúncios, dando espaço para a monetização mais direta e previsível. “Há de se considerar o uso de cada plataforma”, afirma Bianca.
O Bluesky fornece uma personalização maior para a interação com diferentes experiências, conforme as ‘abas’ que mais combinam com a forma do internauta de navegar. Enquanto que o Threads conta com uma equipe interna de gerenciamento e moderação de conteúdos guiado por políticas e diretrizes estabelecidas pelo Meta, lembra a especialista.
Monetização
A especialista diz que a falta de Trending Topics no Threads gerou queixas entre diversos usuários devido à ausência do tópico “assuntos mais comentados”. Isso pode acabar sendo um obstáculo para quem depende de atualizações em tempo real.
Por enquanto, o Bluesky não oferece formatos de mídia para marcas e ainda não existem planos de monetização. Já o Threads, apesar dos planos de inclusão de anúncios, não possui formatos disponíveis.
Comentários: