Alunos e moradores da comunidade de Nova Jangada, no município de Jangada (MT), se mobilizaram e fizeram apelo pelo “Não Fechamento” da Escola Estadual do Campo Luiza Soares Boabaid.
A Escola atende alunos de diversas regiões, está em risco de ser fechada. Essa escola não só oferece educação para crianças e jovens, como também para idosos da comunidade.
O fechamento forçaria os alunos a serem transferidos para uma escola a mais de 8 km de distância, e eles precisariam atravessar a BR-163, uma das rodovias mais perigosas da região. Muitos dependem da escola para continuar seus estudos, já que trabalham durante o dia e só podem estudar à noite.
Segundo eles, o Governo do Estado de Mato Grosso mandou fechar a referida escola e a comunidade escolar, unida contra essa decisão, realizou uma manifestação para expressar seu descontentamento e exigir que o governo reveja sua política educacional.
Fechar essa escola é colocar em risco o futuro de muitas famílias. A comunidade pede apoio para que essa causa ganhe visibilidade e o direito à educação seja garantido!
Veja os vídeos:
A extinção das unidades estaduais é a consequência do decreto estadual nº 723/2020, que com o termo redimensionar, promove a desresponsabilização dos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), para as prefeituras. Ficando para a rede estadual parte das matrículas do 6º ao 9º ano e Ensino Médio.
A desresponsabilização tem trazido graves impactos tanto para as escolas estaduais como para os municípios.
Comentários: